Forma Fashion é uma plataforma de serviços b2b que atua na cadeia de suprimentos da indústria têxtil e de confecção, atuando como intermediador entre as confecções e os vendedores de insumos.
Forma Fashion é uma plataforma de serviços b2b que atua na cadeia de suprimentos da indústria têxtil e de confecção, atuando como intermediador entre as confecções e os vendedores de insumos.
Para o projeto foram desenvolvidos os seguintes produtos:
O nome foi construído baseado nas palavras PLATAFORMA e FASHION. Da palavra “plataforma” que significa base, alicerce e conjunto de meios para expressar ideias ou iniciar ações, foi extraída a palavra “FORMA” que significa formato, alinhamento, modelo e sugere um caminho proposto. A palavra Fashion, apesar de estrangeira, já é conhecida e estabelecida no meio e sugere o universo da moda, vestuário e confecção.
A tipografia foi feita estilizada utilizando a fonte serif-slab Aleo bold itálico. As fontes serif-slab podem ser consideradas uma união harmônica entre a tipografia clássica e a geométrica proporcionando modernidade e contemporaneidade.
As cores escolhidas são: azul, amarelo, laranja, verde, cinza, branco e preto. A cor principal é o azul que é considerado uma cor que simboliza estabilidade, confiança e lealdade. As demais cores complementam em contraste e harmonia.
O logo é formado pelas letras duas letras “F” em equilíbrio remetendo à figura geométrica losango e o círculo remete aos botões, acessório muito utilizado nessa indústria.
Sabrina, Estilista (30anos);
Carlos, Gerente comercial de vendas de uma malharia (38 anos);
Vera, Proprietária de pequena marca de roupas casuais de confecção própria (48 anos);
Gentil, Representante de vendas de uma marca de tecidos de grande porte (50anos);
A indústria têxtil e de confecção é uma das maiores do país, entretanto possui diversos desafios na área de logística e comunicação. O objetivo é integrar e deixar mais eficiente a cadeia de suprimento de insumos para as confecções e os vendedores.
Será criado uma plataforma (website) que ajudará pessoas e empresas que trabalham com confecção a encontrar insumos e materiais e vendedores a ampliarem seu mercado. Dentro do processo foi utilizado o método Lean Startup em parceria com os alunos do sexto período do curso de Administração empresarial da UDESC com a realização de 20 entrevistas com usuários.
Facilitar a compra de insumos
Ser um canal de vendas de menor custo
Fomentar o mercado de confecção
Após a concepção do Briefing, Público-alvo, Personas, Benchmarking e demais estratégias do produto foi decidido que a plataforma para o MVP será um website no WordPress. O site terá então formulário de busca para confecções e cadastro para vendedores. Nesse primeiro momento não haveria métodos de pagamento. A partir dessa experiência testaríamos o produto para verificar como o mercado reagirá.
Video final do projeto Lean Startup utilizado para auxiliar na validação do MVP em parceria com os alunos do sexto período Administração empresarial da UDESC no LinkLab.